Comparativo Dosadores
Milho e Sorgo: EMBRAPA

Pesquisa Embrapa Milho e Sorgo - Comparativo Dosador de Sementes para plantio de Milho

O estudo de avaliação em campo de uma semeadora-adubadora para plantio de milho de alta densidade, realizado por  engenheiros agrônomos da Emprapa Milho e Sorgo em 2013, comparou a performance dos dosadores disponíveis no mercado, e concluiu que o dosador TITANIUM apresenta performance superior, na redução de duplos.

O estudo ocorreu em Sete Lagoas (MG) e atingiu resultados incontestáveis. Foram comparados: o dosador convencional com disco convencional (sem a tecnologia J.Assy), o dosador convencional com disco Apollo RampFlow, o dosador pneumático convencional e o dosador mecânico TITANIUM, com disco RampFlow.

As análises de variância foram feitas para estande, % de duplos, % de falhas e % de aceitáveis. Foi estudada a dispersão entre plantas ou distribuição longitudinal no intervalo aceitável e com variação de velocidade de plantio.

Resultados
Enquanto o dosador comum apresenta duplas sementes de 16,03%, o dosador TITANIUM apresenta a metade deste percentual, 8,51%. E no caso das sementes aceitáveis, enquanto o dosador convencional apresenta 72,74%, o dosador TITANIUM aumenta para 79,13%.
Vale ainda ressaltar a superioridade do disco RampFlow em comparação com o disco convencional, também demonstrada isoladamente em outros estudos. 

Concluiu-se que, conforme o tipo de dosador e disco utilizado, há diferença significativa para duplos e aceitáveis.
Veja na tabela abaixo o resumo da análise de médias das variáveis: espaçamento, velocidade e dosador, que foram significativas na análise de variância de estande de plantas.

OBS.: Médias seguidas pela mesma letra maiúscula na mesma coluna não diferem entre si.
Duplos: <15cm para o espaçamento entre linhas, de 0,90m e de <75cm, para o espaçamento entre linhas de 0,45m.
Aceitáveis: de 15 a 45cm, para o espaçamento entre linhas, de 0,90 e de 7,5 a 22,5cm, para espaçamento entre linhas de 0,45.

 

Veja o estudo completo.

Conheça o TITANIUM em campo.

Encontre nossos Representantes

Contate nossos especialistas por região.

Encontrar nossos produtos

Escolha corretamente seus DISCOS E ANÉIS

Existem vários modelos de discos Apollo e para algumas culturas, mais de uma opção de anel disponível. Isso acontece devido a diversidade de formatos de sementes, em especial nas culturas do milho e soja. E como fazer a escolha correta e assegurar a rentabilidade? Clique no botão abaixo e descubra!

Como escolher discos e anéis?